sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Preocupação ambiental


Hoje enquanto estava a fazer zapping na tv, parei num programa - "Biosfera" - que por vezes vejo, pois tem quase sempre temas interessantes, e muitos deles que nos fazem despertar para a realidade ambiental.
Um dos temas que era abordado era a construção de estradas no nosso país e a sua consequência ao nível ambiental. Mas de facto aquilo que mais me surpreendeu foi uma explicação brutal que eles deram que poderia evitar esta construção desenfreada.
Se pensarmos bem, as grandes cidades como Lisboa e Coimbra estão cada vez mais degradadas e a ruir. Ora isto fez com que a maioria das pessoas decidisse abandonar os centros das cidades e fossem viver para a periferia, logo, foi necessária a construção de mais estradas.
Consequências??
São brutais: Mais tempo no trajecto casa-trabalho e vice-versa; menos tempo com a família, de descanso e/ou de lazer e imperetrívelmente mais emissão de gases para a atmosfera.

Resumindo: A solução para uma melhor qualidade de vida proveniente da possibilidade de passar mais tempo de qualidade (o que nos tornaria na minha opinião mais produtivos)e proveniente também de uma maior preservação ambiental, passa fundamentalmente pela reabilitação das habitações degradadas nos centros das grandes cidades e não pela construção desenfreada nas periferias que faz com que nasçam novas estradas.

Mas como infelizmente vivemos numa sociedade capitalista, o dinheiro fala mais alto e está acima de tudo e de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário